sábado, 4 de dezembro de 2010

DVD " Alice no País das Maravilhas
Título Original: Alice in Wonderland
Gênero: Aventura
Tempo de Duração:108 minutos
Diretor: Tim Burton

Uma boa sugestão para as férias é o filme de Tim Burton “Alice no País das Maravilhas” baseado na obra de mesmo nome do inglês Lewis Carroll. Nas cenas iniciais Alice menina tem um sonho maravilhoso e pergunta ao pai se está ficando louca. Ele a encoraja afirmando que " as pessoas loucas são sempre as melhores". Esse mote irá movimentar o filme na pessoa do Chapeleiro Maluco.
Diferente da Alice de Carroll, que é uma criança, a Alice de Burton avança para os 19 anos e está às beiras de um casamento, com festa da nobreza e tudo.
Com a morte do pai, a mãe de Alice passa a organizar o casamento da filha. Alice, que não concorda com o casamento encomendado,  foge desesperada seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou quando tinha seis anos mas não se lembrava mais (numa referência à Alice da obra de Carroll). Lá ela é novamente saudada pelo Coelho Branco, o Ratão, o Dodo, os gêmeos Tweedledee e Tweedledum e várias flores falantes. Eles discutem sobre a sua identidade da "verdadeira Alice". Com isso o filme demonstra, de maneira sutil, a luta de todos nós para descobrir quem somos, o que representamos, o que os outros  pensam que somos. 

O filme deve agradar aos adolescentes pois, assim como eles, Alice passa todo o tempo sofrendo mutações corporais, lutando contra uma Rainha Vermelha cabeçuda e mandona, e tendo que afirmar sua identidade para ser dona do próprio destino. 
O alto teor de aventura e o cenário são outras coisas que irão agradar. Temos imagens impressionantes do Mundo Subterrâneo, do castelo da Rainha Vermelha, das criações do Chapeleiro Maluco e também do assustador Jaguadarte. No ponto alto do filme Alice, lutando pela Rainha Branca, empunha uma espada e corta a cabeça do monstro jaguadarte. Então é só dançar o passo louco do Chapeleito Maluco.


Norma de Souza Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário