terça-feira, 28 de dezembro de 2010



Transformando sementes em árvores


Eu falava outro dia, na crônica "Maluca Menina Veneno"  sobre a confiança que tenho de que o que eu falo ou ensino possa vir a mudar a trajetória de meus alunos na direção do bem. Chamei  isso de  "lançar sementes".


Curiosamente, lendo um livro do doutor Leonard Felder chamado "Fora do padrão: um guia de sobrevivência para os que se sentem diferentes" encontrei uma bela história que ilustra bem o que é lançar sementes nesse  contexto.
Doutor Felder conta sobre Desmond Mpilo Tutu, um bispo da Igreja Anglicana, consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid na África do Sul. 


Leonard Felder conta que durante a cerimônia de entrega do Nobel alguém do público perguntou ao bispo Tutu: "Por que você escolheu tornar-se padre da igreja anglicana, a qual é composta por pelas mesmas pessoas que fazem parte da opressiva classe dominante?" Ele então responde: " Isso é muito fácil de responder. Quando eu era uma jovem criança, vi um homem branco tirar seu chapéu para uma mulher negra. Por favor, entenda que tal gesto era completamente extraordinário em meu país. O homem branco era um bispo anglicano e a mulher negra era minha mãe." Isso aconteceu nos aos 40, quando a África era esmagada pela segregação racial.


Felder PhD assim comenta o fato:


" É  possível que um breve momento sincero de abertura de seu coração - uma ato tão simples quanto demonstrar respeito genuíno a um estranho - possa tornar-se uma inovação que mude a vida não apenas de uma família, mas também de uma sociedade? Isso leva você a se perguntar sobre quais impressões involuntárias estamos criando a cada dia pelo modo como tratamos os estranhos que encontramos, ou mesmo pelo modo como tratamos um amigo ou um familiar que está se sentido sozinho "


Posso responder a essas perguntas dizendo que me empenho em produzir impressões generosas para meus alunos por ter vivido algo semelhante em minha própria pele. Essa história nos mostra que um gesto tão simples como tirar um chapéu pode levar um homem até o Prêmio Nobel.


É quando sementes viram árvores.


Norma de Souza Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário