segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

AMOR EM SEGREDO


imagem do google



Acabei de ler o livro de memórias da Sonia Rodrigues, "Amor em Segredo". Sonia é a filha ilegítima do Nelson Rodrigues que só conseguiu ser reconhecida quatorze anos depois que ele morreu. Gostei do estilo e do ritmo, muito semelhante às minhas memórias/reflexões.
Os relatos em si são primorosos. Sonia registrou em crônicas o que ela pensava sobre o mundo, sobre os relacionamentos, sobre a histórias de família, sobre angústia, psicanálise e comportamentos. Ela chama isso de infidelidade, principalmente ao pai.
Em momentos ela parece perdoar o pai por não assumir sua mãe e os três filhos em outros ela parece perdoá-lo. Repete muito a sua filiação.  Fiquei na dúvida se ela catalisa o sofrimento com a escrita ou usa o fato de ser filha do Nelson para se promover. Mas acho que ela não precisaria. É jornalista e doutora em literatura. Fico com a segunda hipótese.

No mais, recomendo a leitura para quem gosta de memórias e de literatura intimista.


Norma de Souza Lopes


Um comentário:

  1. Gostei da dica, Norma! A temática do Nélson Rodrigues está muito usual no nosso meio social atualmente. Sempre esteve, acho, mas agora com mais pimenta e menos sal e doce. rsrs. Vou procurar para ler. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir