segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Transbordante

Era de se esperar que tivesse a alma seca, por ser sem filhos e por nunca ter sido preenchida pelo desejo de um homem.  Cinquenta anos, virgem, pagem de pai, mãe e irmãos desde a puberdade, Carminha era cheia de uma santidade incompreensível para seres seculares como nós.
Agora que morrera o último irmão, ela se ocupava mais conosco, tornando o trabalho do departamento mais agradável. Se encarregava de todos os lanches da tarde, de toda cesta básica, de todo enxoval de bebê que acaso alguém precisasse.
Quando questionada se arrependia-se de ter doado a vida a serviço do outro sorria candidamente e respondia que aquilo era o que o Cristo queria dela. Nunca admoestava ninguém com rispidez. Só tinha palavras de amor - Não ignore os dons que Deus te deu, Maria Lúcia - dizia à colega do setor ao lado que reclamava da vida. Esse era o máximo rigor que apresentava na fala.
Um dia anunciou  a aposentadoria. Nossa tristeza não combinava com a alegria dela. Agora poderia trabalhar em horário integral na Igreja São José, um sonho que ela alimentava há muito. Não podíamos compreender como alguém pudesse viver apenas para o serviço cristão. Para nós ela era um copo vazio por ter dado tudo que tinha. Mas como cantaria Chico, é sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar.

Norma de Souza Lopes

3 comentários:

  1. fico feliz em poder ajudar, os conceitos são difíceis quando estamos acostumados sempre a viver imerso em senso comum.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Norma,

    Seus textos, sempre muito profundos... continue escrevendo pra gente....

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. uMA BELA DESCRIÇÃO de um exemplo de vida construída na solidariedade e serviço cristão. Tem pessoas que nascem com esse dom e se realizam nessa doação pessoal renunciando à própria vida. Beijão

    ResponderExcluir