segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Palácio das Artes 16/01/15

Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim

Concept Car, 2007, materiais diversos, 185 x 240 x 405 cm de Thomas Hirschhorn

Trata-se de uma escultura que segue o princípio do exame à política e a economia na esfera pública, combinando objetos, imagens encontradas e textos e utilizando construções de baixa tecnologia feitas com papelão, papel alumínio e fita adesiva, assim como outros materiais cotidianos associados ao consumo.

Suntuosa e exagerada, a obra de Hirschhorn foi capaz de me envolver em uma sensação confortável de abundancia (ok, eu sou uma acumuladora!) Sei que era para me fazer refletir acerca do consumismo e a manipulação nos meios de comunicação, mas mais que isso, seu "Concept Car" me levou a refletir acerca de justiça, injustiça, poder, impotência e responsabilidade moral e de abundância, como disse.

Um Ford Fiesta usado(pelo que eu soube do guia um carro popular na Alemanha de 2007) é coberto e decorado com diversos tipos de objetos e de textos. Em dois painéis de compensado, pode-se ler: “Onde estou?” e “O que eu quero?”. Outros escritos incluem palavras como “Verdade”, “Autonomia”, “Beleza”, “Vida dos Sonhos”. Livros, adesivos, cartazes de papelão, ferramentas e brinquedos estão colados ao carro, não obedecendo a nenhuma ordem específica.

Adorei a seleção de livros presos nele, Nietzsche e Deleuse, por exemplo, podem ser excelentes ferramentas para intervir nesse mundo que a escultura de Hirschhorn critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário